>Guerra Fria nas Mídias #3 – Filmes #1

Publicado: abril 12, 2011 em filme, guerra fria

>

Mais do que nos quadrinhos, o cinema foi muito importante na Guerra Fria, pois acima de tudo foi uma jogada de Marketing.
No cinema era possível influenciar as famílias desde as crianças até os mais velhos, não era algo tão “restrito” como as HQs.
Acompanhem nosso Top 5 filmes sobre Guerra Fria!

5- Rocky IV

Se tem um filme que eu posso dizer que é a própria marca da Guerra Fria, esse filme é Rocky IV. No filme vemos o campeonato internacional de Boxe, onde surge um novo competidor, representando a URSS, Ivan Drago.
Ivan mata Apollo Creed logo no começo do filme, já deixando parecer que é covarde logo de cara.
Mais além durante os treinamentos de Rocky e Ivan fica ainda mais descarado o propósito do filme. Rocky treina em uma fazenda, na neve, cortando lenha, levantando carroças, correndo até os picos de montanhas e Ivan treina numa academia de última geração, usa anabolizantes, demonstrando que a URSS usa cheat. Ah sim, não seria nada menos óbvio  Rocky ganhar a luta.

4-007

Seria um post muito extenso se eu fosse falar de todos os filmes do 007 que tratam da Guerra Fria, afinal James Bond era um espião britânico durante a era dos espiões. Engraçado que pra um Agente Secreto ele sempre era descoberto e voltava no outro filme como se nada tivesse acontecido.

3-Adeus Lenin!

Imagine um jovem que vive com sua mãe nos últimos anos da finada União Soviética, e ela fiel aos ideais de Lenin acaba entrando em coma  pouco antes da queda do muro de Berlim em 1989 e acaba acordando somente em 1990, com o próprio filho já acostumado ao capitalismo. O filho para tentar deixar a mãe feliz simula a permanência do mundo como estava antes dela entrar em coma. Filme interessante.

2- Rambo

Sim, Stallone again. Rambo é outro com trocentos filmes matando comunistas. Esse veterano do Vietnã tinha um objetivo similar ao Rocky, só que era até mais motivacional pois Rambo era o tal do “forte impávido colosso”, ele era tipo um cara sem sentimentos, que tomava tiros, retirava a bala no dente, jogava pólvora e tacava fogo. Quer mais marketing pro exército que isso?

1-Nascido Para Matar

Mais um filme famoso sobre o conflito no Vietnã. Mostra o dia-a-dia de um garoto magrelo, 4 olhos que entra para o exército pra proteger a nação. É um filme muito bom, muito violento e que vale a pena assistir.
Detalhe para a própria capa do filme que mostra um símbolo de “paz e amor” logo ao lado de “nascido para matar”. É mais que um filme de ação, é um filme ideológico.

PS: Quando tive que me alistar no exército (mais um resquício da Guerra Fria, ditadura militar e mimimi) os militares deixaram alguns filmes passando para nos estimular a servir enquanto esperávamos por exames físicos da galera. Rambo e O Resgate do Soldado Ryan não são bons motivacionais, deveriam avisá-los disso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s