>Defenestrando Conteúdo – Bruce Lee

Publicado: março 17, 2011 em Defenestrando Conteúdo, Deus, filme, seriados

>

Se um dia me perguntarem se existe ou existiu um cara foda, provavelmente ele será o primeiro da minha lista.
Bruce foi um dos maiores artistas marciais do século XX, sendo famoso por sua velocidade e potência de golpes incríveis para um homem de pequena estatura como ele.

Ao contrário do que muita gente pensa, Bruce não era chinês de nascença, mas sim americano, tendo nascido em São Francisco em 27 de novembro de 1940, filho de um chinês com uma americana metade alemã e metade chinesa.
Um fato interessante é que Bruce era o segundo filho do casal, sendo que o primeiro morreu pouco tempo depois de nascer, no caso um sinal de mal agouro, tendo Bruce que ser vestido como menina por algum tempo e ter as orelhas furadas para enganar os espíritos.

Em sua juventude em Hong Kong, Lee foi um jovem arruaceiro que constantemente era pego em brigas com garotos ingleses, sendo assim enviado para estudar o estilo Wing Chun de Kung Fu com o mestre Yip Man (do qual já foram feitos dois filmes), não só para aprender a lutar mas também para controlar seu espírito guerreiro.
Não funcionou muito pois após uma briga, farto das atitudes de Bruce , seu pai Li Hoi Cheun o expulsou de casa aos 18 anos e mandou-o para os Estados Unidos com apenas 100 dólares no bolso.
Bruce trabalhou duro fazendo a vida, dando aulas de defesa pessoal e por incrível que pareça… De Mambo!
Em meio às classes de defesa pessoal, Bruce conheceu uma moça que um dia seria sua esposa, Linda.

Lee ficou famoso principalmente por seus filmes feitos no oriente como Fúria do Dragão e Punho do Dragão mas também fez sucesso na série de TV do Besouro Verde, como Kato, o ajudante e motorista do Besouro e que fez mais sucesso que o protagonista.
Bruce sugeriu à seu produtor que fosse feita uma série sobre um monge chinês que viajasse para os EUA no século XIX, no velho oeste. A idéia foi aceita, mas Bruce foi descartado do papel, substituído pelo caucasiano David Carradine (outro símbolo das artes marciais) e assim nasceu a série Kung Fu.

Dentre as celebridades com as quais Bruce Lee lutou como Bolo Yeung e Jackie Chan, em O Vôo do Dragão foi imortalizada a grande luta entre ele e Chuck Norris.
Lee desafiou as tríades quando começou a dar aulas de Kung Fu a todos que se interessassem, indo contra os costumes de manter as tradições somente entre chineses.
Bruce fez um acordo com as tríades, onde ele enfrentaria o melhor lutador deles e se ganhasse iria continuar ensinando.
Ele ganhou.
A maestria de Bruce sobre as artes marciais foi além da “simples” faixa preta. Ele quis ir além e desenvolveu seu próprio estilo, o Jeet Kune Do, que misturava kung fu, karatê e boxe, entre outros, criando um estilo prático e fluido.
Lee teve dois filhos, Brandon e Shannon, ambos atores.

Bruce Lee faleceu em 1973, aos 32 anos durante as filmagens de Jogo da Morte, deixando como marca o famoso macacão amarelo(relembrado em Kill Bill).
Sua morte foi extremamente duvidosa, criando teorias de conspiração que diziam que era na verdade homicídio ou uso de drogas, porém oficialmente Bruce teve um AVC que ocorreu devido ao uso de uma aspirina, a qual ele era alérgico.

Estranhamente, Brandon, seu filho também morreu durante as filmagens de um filme que o lançaria para o ponto máximo de sua carreira, no caso, O Corvo. Há quem diga que é a maldição da família Lee.

Lee foi uma grande perda para o ramo das artes marciais mas deixou um legado gigantesco.

comentários
  1. Anônimo disse:

    Demais isso tudo o cara simplesmente e d+ sera eternamente lembrado eu tenho 30 anos e sou fa do cara ate hoje …

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s