>O Ritual x O Exorcista

Publicado: março 14, 2011 em Uncategorized

>

Provavelmente esse post será mais um spoiler supremo e alguém gostará de comer meu fígado. Problema de quem quiser.
Essa semana fui assistir O Ritual para poder fazer um comparativo com O Exorcista, para fins de localização eu li o livro e juntei com o que sabia do filme.

Em ambos os filmes encontramos um padrão.
Padre mais jovem, que encontrou seu caminho na Igreja Católica, abandonando um trabalho e o único membro restante de sua família, que se encontrava doente.
Os filmes começam com esses personagens em dúvida quanto à própria fé na vocação, acreditando mais em estudos científicos do que no sobrenatural.
As vítimas da possessão também tinham muito em comum, meninas adolescentes, como famílias desequilibradas e problemas no relacionamento, principalmente com o pai.
Em ambos os filmes o padre mais novo, sem saber para onde ir conversa com um superior que lhe indica um padre mais experiente, que já encarou algum demônio antes, tem sua fé firme e pode ser de serventia para ambos.

Uma coisa que chama a atenção é que em tese os dois filmes são baseados em casos reais. Só me resta o questionamento “tão reais como Emily Rose?”.
Para mim O Ritual não passa de um plágio moderno de O Exorcista porém com melhor posicionamento histórico, mais informações e de fato mais assustador, mesmo que não seja tanto.
Recomendo mais O Ritual, mas isso fica no ponto de vista de quem preferir os clássicos ou os remakes.

Tudo que posso dizer sem comprometer mais a história é que Anthony Hopkins em O Ritual como sempre é grandioso, um excelente e experiente ator, já em O Exorcista a jovem Linda Blair impressionou com seu talento para um trabalho tão pesado, que infelizmente afetou o resto da sua vida de forma negativa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s